Marketing Digital
Remarketing para vender mais

Remarketing para vender mais!

Muitas empresas já utilizam o Remarketing para vender mais de seus produtos e serviços. É um técnicas altamente eficiente para aumentar as vendas. Vamos explicar como é o seu funcionamento.

Algumas empresas coletam informações de contato de clientes quando eles realizam a compra: nome, telefone, e-mail etc.

Utilizam, ou deveriam utilizar, essas informações para entrar em contato com eles para lembrar sobre sua empresa, e oferecer novos produtos e ofertas.

Mas, e quanto aos clientes que procuram a empresa, mas NÃO realizaram nenhuma compra? Que ações de Marketing são realizadas para procurar vender para estes clientes que se interessaram pelos seus produtos, mas não compraram?

Normalmente empresas que vendem para outras empresas e que possuem uma Força de Vendas ativa realizam diversos outros contatos com esses clientes que ainda não compraram da empresa para conseguir uma visita ou uma venda.

Por outro lado, estabelecimentos que vendem diretamente para o consumidor não costumam realizar nenhuma ação com esses clientes.

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O que é Remarketing

Remarketing, de uma forma ampla, é um tipo de propaganda em que você direciona um anúncio personalizado para os clientes que já demonstraram algum interesse pela empresa ou pelos produtos. Inclui, clientes que já compraram algum produto ou clientes que ainda não compraram algo da empresa.

Um cliente demonstra interesse, quando toma uma ação de interesse. Ou seja, quando o cliente entra em contato com a empresa ele está tomando uma ação que demonstra interesse. Alguns exemplos de interesse: telefonar para a empresa, entrar em uma loja, comprar um produto, acessar o site da empresa e enviar um e-mail.

Sendo assim, ação de Remarketing é enviar novamente uma comunicação para estes clientes (anúncios, produtos, ofertas ou promoções).

Empresas que realizam esta ação, estão usando o Remarketing para vender mais!

O Remarketing é personalizado

Para o Remarketing ser efetivo é importante personalizar a comunicação ao cliente. Como se faz isso?

Se um potencial cliente procura pelo produto X da empresa, mas não comprou; o Remarketing deve entrar em ação para oferecer novamente o produto X. Por exemplo, enviar um comunicado para estes clientes dizendo: “O produto X está com preço imperdível. Aproveite hoje mesmo”.

Se um cliente comprou uma televisão, a ação de Remarketing poderia ser oferecer um Home Theater, que é um produto complementar da televisão. Imagine que depois de alguns dias após a compra, a loja envie um e-mail para este cliente com a seguinte mensagem: “Televisão nova, precisa de um Home Theater para você vivenciar momentos de lazer em sua casa”. Com ofertas de Home Theater anexadas ao e-mail.

Você deve ter percebido que a personalização da mensagem está relacionada a dois fatores: 1) comportamentos do cliente: não ter comprado o produto X ou ter comprado uma televisão. 2) mensagem da oferta personalizada com base no comportamento do cliente.

Percebeu como que utilizar o Remarketing para vender mais pode ser altamente produtivo?

Remarketing pela internet

A internet oferece recursos de personalização bastante amplos. O negócio da Decolar.com é oferecer serviços de viagem.

Se alguém faz a seguinte pesquisa no site da Decolar.com: passagem aérea de São Paulo para Fortaleza. Muito provavelmente esta pessoa visualizará anúncios de passagens de São Paulo para Fortaleza. Se a pesquisa no site da empresa for por hospedagens no Rio de Janeiro os anúncios mostrados serão de ofertas de hotéis e pousadas no Rio de Janeiro.

A Decolar utiliza o comportamento das pessoas em seu site e mostram anúncios para essas pessoas baseado neste comportamento.

Os recursos de anúncios pela internet permitem que a comunicação seja personalizada em muitos detalhes, inclusive características demográficas como sexo, idade, grau de instrução, cargo e muitos outros.

Vamos analisar um caso hipotético: suponha que 1.000 pessoas em um mês entraram no site da Boticário para comprar o perfume Lily. Dessas pessoas, 800 (vamos chamar de grupo A) não clicaram na opção “comprar”, só viram as características do produto e saíram do site. Por outro lado, 150 pessoas (grupo B) clicaram em “comprar”, mas desistiram da compra na hora do pagamento. Apenas 50 pessoas (grupo C) realizaram a compra do produto. Ou seja, a taxa de compra foi de 5% (50 pessoas de 1000 que visualizaram a página do perfume no site).

Com o Remarketing pela internet é possível fazer um anúncio personalizado:

Grupo A: oferecendo um desconto na compra do produto;

Grupo B: lembrando que a compra é segura, que garante a entrega e melhor preço.

Grupo C: oferecendo outros produtos da linha Lily, como cremes hidratantes, óleo corporais e sabonetes.

Remarketing no Facebook e Google

As duas maiores plataformas para anúncios pela internet possibilitam estes recursos de personalização que indicamos acima.

Como funciona o remarketing para vender mais?

O proprietário de um site instala um código de programação em cada uma de suas páginas que deseja rastrear. Quando um cliente acessa o site, este código é acionado e grava a informação desse cliente.

Quando esta pessoa volta a acessar sites do Google ou de seus parceiros, ou acessa o Facebook o anúncio pode ser mostrado, baseado em seu comportamento dentro do site. Que páginas esta pessoa acessou, se acessou uma página, mas não outra etc. Existem muitas possibilidades de se criar regras para mostrar os anúncios.

O Google e o Facebook têm muitas vantagens. Porém, o Facebook tem alguns recursos que considero bastante relevantes. Uma delas é que possui muitas opções para direcionar o anúncio, a outra é que permite criar um anúncio para sua lista de e-mail de clientes.

Vantagens do Remarketing

 Agora que você já entendeu o que é o Remarketing e suas múltiplas possibilidades, vamos entender porque o Remarketing traz mais resultados:

  • Segundo a teoria de Herbert Krugman: “Um anúncio se torna realmente eficaz após ter sido visto três vezes”.
  • Segundo Philip Kotler “O trabalho de repetição da propaganda é recolocar parcialmente a mensagem na memória da audiência (dos clientes) ”.
  • O Remarketing permite que seu anúncio seja visto mais de uma vez pelas mesmas pessoas.
  • As pessoas que veem um anúncio mais de uma vez têm maior lembrança da empresa ou seus produtos.
  • Pessoas que já conhecem a empresa têm uma chance maior de comprar os seus produtos.
  • É mais barato anunciar para pessoas que já conhecem a sua empresa.
  • Permite criar um anúncio personalizado.

Você vai utilizar o Remarketing para vender mais?

Resumindo, o Remarketing é uma poderosa ferramenta para alcançar clientes de maneira personalizada. Com isso permite que você consiga vender mais.

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