Marketing Digital
O que é Marketing Digital

O que é Marketing Digital?

Nos últimos anos o Marketing Digital tem ganhado muito destaque com o avanço das tecnologias e das redes sociais. Mas, o que é Marketing Digital?

Quais são as ferramentas disponíveis? O que o Marketing Digital pode fazer pelas empresas? Estes são os temas que vamos desenvolver neste artigo.

Podemos adiantar que o Marketing Digital não é o oposto do já conhecido Marketing.

Se Marketing é definido como “um processo social e gerencial pelo qual os indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros” (Kotler, Administração de Marketing).

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Entendo o Marketing Digital

O Marketing Digital utiliza ferramentas de internet para alcançar esses objetivos de criação de valor para os clientes, facilitando as relações de troca (compra e venda) entre as empresas e seus clientes.

Se você pretende entender o que é Marketing Digital e como utilizá-lo em sua empresa acompanhe este artigo.

Segundo nosso modo de entender, o Marketing Digital acelerou-se nos últimos anos por alguns fatores:

1 – Disseminação de internet de boa qualidade para mais pessoas;

2 – Disseminação dos Smartphones que possibilitam acesso à internet, instalação de vários aplicativos de comunicação: Whatsapp, Facebook, Google, Youtube etc;

3 – Desenvolvimento de tecnologias mais amigáveis para os usuários, sejam eles consumidores ou empresas que procuram vender seus produtos;

Esses acontecimentos levaram a uma situação: milhões de consumidores conectados à internet, utilizando seus dispositivos (móveis ou computadores), para buscar informações sobre produtos, pesquisar preços, encontrar empresas e conectar-se às redes sociais de seus amigos e empresas.

Marketing Digital e a Revolução nos Negócios

Essa nova realidade revolucionou a forma de fazer negócios, alcançar os clientes e se relacionar com eles.

Muitas pessoas pesquisam produtos e preços pela internet antes de irem até as lojas físicas comprarem o produto que desejam. Avaliam preços, características do produto e disponibilidade.

Depois desta etapa é que escolhem o local onde vão comprar. O impacto disso é expressivo para qualquer tipo de estabelecimento físico. Não estar presente na internet pode significar perda de vendas.

É claro que ainda conta, se um estabelecimento está em um ponto comercial forte, com fluxo de pessoas intenso. Mas, pensamos que nos próximos anos este modelo de ponto comercial precisará evoluir para continuar prosperando.

Se estiver muito claro o que é Marketing Digital em sua empresa, novas formas de fazer negócio e aumentar as vendas surgirão.

Meios de Publicidade Tradicionais

Quanto aos meios tradicionais de publicidade, o que podemos dizer?

Algumas formas de divulgar a empresa, a marca e seus produtos sempre foram direcionadas para grandes empresas: televisão, revistas, jornais e outdoor, pois o custo para divulgar nessas mídias é alto.

Já para as empresas pequenas e médias esses meios de comunicação nunca foram viáveis para realizar a propaganda dos produtos. Por este motivo os materiais impressos foram os meios mais utilizados por empresas menores: panfletos, folders, cartazes, flyers, banners…

Evidentemente, esses são veículos importantes para a divulgação com baixo custo de investimento. Mas, na maioria das vezes, as empresas fazem sua propaganda por estes meios porque já se habituaram ou pensam “todo mundo faz assim, vou fazer também”.

Salientamos que estes meios de divulgação são importantes, desde que utilizados com critério e seja possível uma medição dos resultados.

Por outro lado, essas empresas muitas vezes não sabem ou não confiam ainda no Marketing Digital como uma forma eficaz, mensurável (que dá para medir), segmentável (alcança o público certo) e de baixo custo.

Visando estes aspectos, vamos analisar agora algumas características importantes do Marketing Digital.

Entender o que é Marketing Digital é fundamental para identificar oportunidade de divulgação e negócios.

O que é Marketing Digital?

Ferramentas do Marketing Digital

Para entender o que é Marketing Digital, é indispensável conhecer algumas de suas ferramentas. O Marketing Digital é mais prático do que teoria.

Se existe o conhecimento sobre as ferramentas logo se torna mais fácil de perceber o que é Marketing Digital.

O Marketing pela internet desfruta de várias ferramentas, em todas elas estão disponíveis os seguintes pontos favoráveis, e que não estão presentes em impressos gráficos. O Marketing Digital também tem uma desvantagem: excetuando os profissionais da área, os termos utilizados e as ferramentas não são conhecidas pela grande maioria das pessoas, incluindo pequenos e médios empresários.

O que é Marketing Digital

Por isso, vamos explicar alguns termos antes de descrever as ferramentas desta disciplina.

Termos utilizados no Marketing Digital

Entender o que é Marketing Digital passa também por entender os termos utilizados.

Alcance Total

É o número de pessoas que visualizaram um anúncio, uma postagem no Facebook ou qualquer outra Rede Social. Alcance orgânico + Alcance pago = Alcance Total.

Alcance Orgânico

É a quantidade de pessoas que visualizam uma publicação sem que você tenha investido em anúncios. Por exemplo, você posta uma publicação no Facebook e “X” pessoas visualizam sem que tenha investido com publicidade.

Alcance Pago

É o número de pessoas que visualizam um anúncio. Neste caso houve pagamento para as plataformas de propaganda mostrarem seu anúncio.

Cliques Total

É a quantidade total de cliques que sua comunicação recebeu. Imagine que 1.000 pessoas clicaram em sua publicação, mas a quantidade de cliques total foi de 1.200. Isso quer dizer que algumas pessoas clicaram mais de uma vez. Este é o clique total!

Cliques Únicos

É a quantidade de pessoas que clicaram em sua publicação ou anúncio. Se 500 pessoas clicaram no seu anúncio duas vezes cada, você tem um clique total de 1.000, mas os cliques únicos serão 500.

Edge Rank

É um programa desenvolvido pelo Facebook para determinar o grau de importância de uma publicação. É ele quem controla o alcance de suas publicações. Entender o Edge Rank é fundamental para que suas publicações no Facebook tenham sucesso.

Facebook Ads

É a plataforma do Facebook para a criação e acompanhamento dos anúncios.

Frequência

É o número de vezes que seu anúncio foi exibido para cada pessoa. Se a frequência é igual a 1, significa que seu anúncio foi exibido uma vez para cada pessoa. Se for igual a 2, seu anúncio foi exibido duas vezes para cada pessoa.

Google Adwords

É a plataforma da empresa Google para a criação e acompanhamento dos anúncios.

Hospedagem

É trata-se de um computador (servidor) onde o seu site fica hospedado.

Layout Responsivo (site)

Significa que a tecnologia que o site foi desenvolvido se adapta a diversos formatos e tamanhos de tela: tablet, celular, notebook etc.

Mecanismos de Busca

São sites dedicados a encontrarem outros sites na internet através da pesquisa por palavras-chave. Por exemplo, no Google, Yahoo ou Bing você digita palavras ou frases e estes sites fazem a procura pelos sites disponíveis na internet que contenham as palavras-chave pesquisadas.

Otimização de Site

É um conjunto de técnicas (SEO – Search Engine Optimization – Otimização para os motores de busca). Essas técnicas procuram seguir as recomendações do Google para que o site apareça nos resultados da pesquisa.

Robôs de Busca

São programas de computador utilizados pelos motores de busca para encontrem conteúdo na internet.

ROI – Retorno Sobre o Investimento

É uma medida universalmente utilizada para avaliar a relação entre o investimento em Marketing Digital e os resultados obtidos em termos de vendas.

Segmentação

É o processo pelo qual você segmenta a sua comunicação, ou seja, é possível direcionar sua comunicação para um público específico. Alguns exemplos de segmentação são: sexo, idade, grau de instrução, interesses na internet etc.

Segmentação Demográfica

É uma segmentação com base nas características da população, por exemplo: sexo, idade, classe social, tamanho de família e presença de filhos etc.

SEO

É o mesmo que “Otimização de Site”. Procure por este termo.

Visitas

É a quantidade de vezes que o seu site foi acessado. Se 5 pessoas entraram no site 2 vezes cada, você terá 10 visitas.

Visitas orgânicas

É a quantidade de vezes que o seu site foi visualizado sem que tenha havido investimento em anúncio. A principal fonte de visita orgânica é a pesquisa do Google. Para aparecer no Google sem investimento em anúncio é necessário que o site esteja otimizado para os mecanismos de busca. Outras fontes de visitas orgânicas, mas com alcance bem menor, são as indicações espontâneas de pessoas.

Visitas pagas

São as visitas em seu site que são provenientes de investimento em propaganda.

Esperamos ter coberto os termos fundamentais para que fique nítido o que é Marketing Digital!

O objetivo não foi criar um glossário completo, mas simplesmente fornecer informações para pessoas que desejam aplicar o Marketing Digital em seus negócios. Se algum termo não foi definido ou se ficou alguma dúvida nos envie um comentário.

Quais canais são próprios do Marketing Digital?

Web Site

Não é sem motivo que colocamos o site em primeiro lugar. Ter um site na internet é uma peça fundamental para utilizar plenamente o Marketing Digital ao seu favor.

É necessário que este site seja otimizado para os motores de busca e que possua uma boa navegabilidade.

Saiba mais sobre alguns recursos importantes que devem estar presentes em um site, lendo o nosso artigo: Como criar um site?”.

SEO – Otimização de Sites

Técnicas aplicadas no desenvolvimento de um site para que os mecanismos de busca possam encontrar o site da empresa. A grande vantagem é gerar visitas para o seu site sem nenhum custo.

Facebook da empresa

Quem deseja ter uma rica fonte de relacionamento com seus clientes precisa ter um Facebook da empresa. Desta maneira é possível utilizar todos os recursos que esta Rede Social permite. Para saber mais vale a pena consultar o nosso artigo: Como criar uma página no Facebook.

Anúncios no Google

Permite aparecer nos resultados de pesquisa do Google. A vantagem é mostrar anúncios para pessoas que já estão pesquisando pelos produtos ou serviços que você vende. Escrevemos um artigo sobre este assunto: Como aparecer no Google.

E-mail Marketing

Ferramenta que vai desde a captação de e-mail de potenciais clientes até o envio e-mail.

Loja Virtual

Oferecer os produtos pela internet. Muitas vezes expandir o mercado do seu negócio é possível e perfeitamente viável.

É de extrema importância que sua loja também seja otimizada para os mecanismos de busca.

Avalie muito bem para adquirir uma plataforma de comércio eletrônico. Infelizmente neste caso, as mais simples, populares e baratas não permitem diversos recursos necessários.

Youtube

sua empresa ter um canal no Youtube é altamente recomendável para você mostrar a sua empresa, explicar como utilizar um produto etc. As pessoas, de um modo geral, preferem vídeos do que texto.

Estes foram alguns exemplos de ferramentas que podem ser utilizadas para promover sua empresa e seus produtos.

Marketing Digital e Medição de Resultados

Para concluir, o Marketing Digital permite mensurar (medir) em tempo real os resultados que suas ações estão alcançando juntos ao seu público.

Pense nas mídias impressas que tratamos mais acima! Alcança quantas pessoas? As pessoas recebem um panfleto mais de uma vez? Está atingindo o público certo? Quanto tempo está demorando para alcançar 5.000 pessoas? É possível fazer modificações enquanto a divulgação está em curso? Quantas pessoas chegaram a sua empresa através dessas divulgações? Qual o custo para testar diferentes formatos de comunicações? Qual o custo por pessoa alcançada?

Enfim, segundo nosso modo de pensar, são medidas de desempenho fundamentais, mas que não é possível avaliar completamente com as mídias tradicionais. Já, todas as ferramentas de Marketing Digital permitem que você tenha todas informações completas sobre as suas ações, o que possibilita maior controle, escolher aquelas ações com melhores resultados, realizar alterações e medir quantas pessoas estão interagindo, ou realizando compras.

Esperamos que tenha ajudado.

Nos encontramos em outros artigos. Obrigado.

Márcio Paes | marciopaes@satmarket-digital.com.br

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