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O Facebook não é grátis

O Facebook não é grátis!

O título deste post é um tanto provocativo, muitos podem se perguntar: como assim, o Facebook não é grátis? Vamos explicar o porquê!

O filme A Rede Social conta a trajetória da criação do Facebook. Mostra que desde o princípio esta rede social surgiu para ganhar dinheiro com anúncios. Enquanto Mark Zuckerberg (fundador da empresa) cuidava da parte técnica, o brasileiro Eduardo Saverin (co-fundador) se dedicava à comercialização de anúncios na rede. Conta-se que no início um anúncio no Facebook custava 80 mil dólares.

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O brasileiro Eduardo Severin, co-fundador do Facebook

Enfim, é claro que como uma empresa, o Facebook tem metas claras para ganhar dinheiro com anúncios!

Por outo lado, é evidente que não é cobrado nada para os usuários se cadastrem e criarem um perfil pessoal ou página empresarial. Este é o “espírito da coisa”! Permite que todas as pessoas como se cadastrem e interaja com seus amigos.

As empresas também podem criar gratuitamente a sua Fan Page interagir com essas pessoas que estão conectadas e talvez transformá-las em clientes. O problema para as empresas é que suas ações de comunicação e promoção são altamente limitadas se elas pretendem utilizar o Facebook sem investimento.

Facebook Marketing

O Facebook traz grandes oportunidades de negócios. Somente no Brasil são mais de 90 milhões pessoas conectadas a Rede. Deixar uma empresa fora do Facebook definitivamente não é uma boa estratégia.

Segundo a grande especialista, Camila Porto, Facebook Marketing é: “A utilização dos recursos e das ferramentas do Facebook para comunicação, venda e propagação de informação”.

O “X” da questão é que o Facebook dispõe amplas e poderosas ferramentas de Marketing.  Mas, exige-se conhecimento para aplicá-las, ou através de cursos ou através de aprendizado por conta própria. De qualquer modo, adquirir este conhecimento já é um investimento de tempo e dinheiro. Vou ser franco: sem este conhecimento é muito difícil conseguir resultados para empresa, seja para gerar vendas ou estreitar o relacionamento com os clientes.

Existem algumas exceções: certos tipos de produtos e serviços têm uma facilidade maior de gerar interesse do público. Já apontamos em artigo anterior os “100 assuntos que as pessoas mais gostam!

Já tratamos também no artigo Como conseguir mais curtidas no Facebook? Parte 1 que em média apenas 6% das pessoas veem o que você publica. Se você tem 2 mil curtidas na sua página da empresa, apenas 120 pessoas visualizarão o que você publicou; as outras 1880  pessoas nem sequer tomarão conhecimento da sua oferta ou divulgação de produtos.

Por que o Facebook não é grátis?

O Facebook não é grátis, pois para as empresas terem sucesso nesta importante Rede Social é necessário:

1 – Investir em conhecimento das ferramentas do Facebook para os negócios;

2 – Investir tempo para criar conteúdo (textos e imagens) que gerem interesse para os seus possíveis clientes;

3 – Investir em anúncio para fazer com que suas divulgações cheguem em um maior número de clientes.

Para gerar resultado é necessário investimento. Porém, os resultados podem ser muito positivos em relação a gerar vendas e melhorar o relacionamento com os clientes. Mas, podemos dizer que o investimento em Facebook é bem menor que o investimento em outras formas de divulgação/ propaganda.

Bons negócios.

Márcio Paes

Consultor de Marketing Digital

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