Marketing DigitalVarejo
Marketing Digital para o Varejo

Marketing Digital para o Varejo

Neste artigo: Marketing Digital para o Varejo, abordaremos as principais vantagens que o Marketing Digital pode trazer para estabelecimento comerciais varejistas.

Segundo o professor Juracy Parente, umas das maiores autoridades no assunto, Varejo pode ser definido como: “todas as atividades que englobam o processo de venda de produtos e serviços para atender a uma necessidade pessoal do consumidor”.

Perceba que nesta definição também está englobado o setor de serviços. Assim, junto com lojas em geral (roupas, calçados, móveis etc), mercados, restaurantes, bares etc. Também estão considerados: serviços de beleza, estética, academias, buffet e muitos outros.

As vendas do varejo dependem muito do fluxo de clientes que passam nas proximidades da empresa. O problema é que muitas vezes empresas varejistas assumem uma atitude muito passiva em relação às vendas, ou seja, se o fluxo de pessoas diminuiu, também as vendas diminuem.

Escrevemos um E-book com mais de 200 páginas (Guia Completo para Aumentar as Vendas no Varejo) explicando em detalhes como as empresas varejistas, podem utilizar o Marketing tradicional, o Marketing Digital e sólidas Técnicas de Vendas para loja. Se sentir interesse, envie e-mail para contato@satmarket-digital.com.br enviaremos o e-book inteiramente grátis.

Realizar divulgação da empresa, dos produtos e dos serviços é uma atividade fundamental para conseguir aumentar as vendas. Mas, para que tenha resultados é necessário que a divulgação seja eficiente.

Um método ainda muito utilizado para divulgação no Varejo são os panfletos. É claro que essa forma de divulgação tem sua importância. Mas, não faremos comparação sobre as características e eficiência de cada método de divulgação. Ao invés disso, vamos apontar as principais vantagens do Marketing Digital na divulgação de estabelecimento comerciais varejistas.

Principais vantagens do Marketing Digital para o Varejo

Marketing Digital para o Varejo

1 – Para avaliar o custo de um meio de divulgação, é necessário somar: desenvolvimento da arte e diagramação, impressão e distribuição. Deve-se calcular o CPM (Custo por Mil) pessoas alcançadas. Bem, o CPM do Marketing Digital é bem menor que outras formas de divulgação.

2 – O Marketing Digital tem o melhor ROI (Retorno sobre Investimento) para o Varejo. Explicamos melhor este tema no artigo: Métodos para definir quanto investir em propaganda

3 – Permite alcançar pessoas com o perfil correto para os seus produtos e serviços. Por exemplo, se você vende roupas femininas é possível direcionar a divulgação somente para mulheres. Além de possibilitar escolher idade, grau instrução e interesses das pessoas que vão ver a divulgação.

4 – É um fato já estudado que os clientes de um estabelecimento varejista moram próximos, trabalham próximos ou estão passando por perto do ponto comercial. O Marketing Digital permite direcionar a sua divulgação para pessoas próximas através da localização do GPS. Por exemplo, se pretende divulgar somente para pessoas que estão há 1 Km da sua empresa é perfeitamente possível.

5 – Permite controle completo sobre a quantidade de pessoas que viram o anúncio, quantos sentiram interesse e entraram em contato.

Em suma, o Marketing Digital permite divulgar a empresa, o produto e o serviço de maneira mais eficiente e com menor custo que outros meios de divulgação disponível para o varejo.

Pode ser uma excelente saída para ajudar as empresas a atravessarem com sucesso este período de crise econômica e queda nas vendas.

Boas vendas.

Márcio Paes

Consultor de Marketing Digital

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *