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Google ou Facebook? Onde investir?

Google ou FacebookQual é mais adequado para minha empresa?

O Google Adwords e o Facebook Ads são ferramentas avançadas para divulgar sua empresa, seus produtos e serviços.

Cada uma delas tem recursos incríveis, algumas vezes difíceis de serem comparados. Escolher entre o Google ou Facebook depende de diversos fatores.

Por um lado, esta pergunta não é difícil de ser respondida! Se você tem verba disponível para investir nas duas redes os resultados com certeza serão melhores.

Porém, para micro, pequenas e médias empresas muitas vezes isso não é possível.

Então, neste artigo vamos apontar algumas características para ajudar você a se decidir.

Site da Empresa

Se sua empresa ainda não possui um site não é possível anunciar no Google.

Para anunciar no Google é indispensável possuir um site! Se você ainda não tem um site, conheça o novo Criador de Sites da Hostgator. Nós testamos e consideramos a melhor e mais barata solução do mercado.

Neste caso, sobra como opção o Facebook.

 

Etapa de Compra do Cliente

Quem está pesquisando no Google sobre um produto está em uma etapa mais avançada de compra.

Este cliente já reconheceu a necessidade de adquirir o produto ou serviço. A possibilidade desses clientes comprarem é maior.

No Facebook o anúncio pode ser mostrado para pessoas que ainda não reconheceram a necessidade de adquirir o produto ou serviço.

 

Reconhecimento da Necessidade

Imagine que anúncios só fossem mostrados para clientes que já reconheceram a necessidade de comprar um produto!

Não haveria anúncios em televisão, rádio, jornais e impressos.

Estes meios de comunicação procuram desenvolver a necessidade dos clientes; ma ação de marketing necessária.

Para sua empresa é o seguinte: se você tem muitos clientes que já sentem a necessidade pelos seus produtos, pode ser eficiente investir no Google.

Se não tem muitos clientes com necessidade pelo seu produto e você precisa desenvolver a necessidade, o Facebook pode ser uma excelente solução.

 

Seus clientes procuram seus produtos no Google?

Você pode verificar o volume de pesquisa mensais através da ferramenta Google Keyword Planner.

Google ou Facebook

Se a quantidade de pesquisa é significativa, pode valer a pena investir no Google.

Se a quantidade de pesquisa é baixa, a solução pode ser o Facebook.

 

É fácil encontrar o perfil de seus clientes no Facebook?

O Facebook é uma Rede Social composta principalmente por pessoas físicas, consumidores. Ele permite encontrar possíveis consumidores de quase todos os produtos, através da ferramenta de segmentação.

Por outro lado, se você vende para empresas, pode ser difícil encontrar este público.

Só para ilustrar, já desenvolvemos um projeto que precisávamos encontrar no Facebook donos de restaurante e bares em São Paulo.

Como muitas pessoas não se descrevem em seu perfil do Facebook como “dono de restaurante”, a dificuldade de encontrar o público alvo foi grande.

Se este é o seu caso, o Google pode ser a melhor saída. Ou ainda você pode procurar consultoria para desenvolver uma estratégia diferenciada para o Facebook da sua empresa. Foi o que fizemos neste projeto mencionado!

 

Marketing ou Vendas?

Podemos entender Marketing como um projeto de médio e longo prazo. Vendas, podemos encará-la como resultados imediatos para a empresa.

Qualquer empresa deve combinar as duas ações.

Se você busca resultados imediatos em vendas, o Google tem maior potencial de resultados.

Já se você também se preocupa em construir a imagem da sua empresa o Facebook é mais indicado.

 

Relacionamento com os Clientes

Este item é atrelado ao anterior. O Facebook permite criar relacionamento de valor com seus clientes através de seus inúmeros recursos.

Com o Google a conversa é mais direta, mas focada na venda. Construir relacionamento utilizando o Google é menos provável.

Está ajudando você analisar qual a melhor alternativa: Google ou Facebook?

 

Custos de cada clique

O custo de cada clique para o Google depende do tamanho e do perfil de seu público e da quantidade de outros anunciantes.

No Facebook o papel da competição é menor, estando mais atrelada aos seus objetivos de anúncio e tamanho de seu público.

Muitas vezes o custo de anunciar no Facebook pode ser menor que os custos do Google.

Para determinados serviços ou produtos, o custo de um clique pode ser de R$ 5,00. Se pensarmos que você precisa de 100 cliques para realizar uma venda, são R$ 500,00 de custo para cada venda.

Seu produto cobre estes custos com divulgação?

Você pode avaliar e comparar estes custos no Google Keyword Planner e no Facebook Ads.

 

Você possui um loja física?

Se sim, faça o seguinte teste: digite no Google “Seu produto ou negócio” + “bairro da sua empresa”.

Por exemplo: “restaurante tatuapé”. Avalie a quantidade de anunciantes, a quantidade de resultados na primeira página da pesquisa etc.

Google ou Facebook

Se pergunte se um possível cliente clicará no link de seu site e irá até seu estabelecimento. Faça este exercício mental, pensando como você mesmo faria para encontrar um estabelecimento que você deseja.

Isso muda muito de negócio para negócio. Como os clientes encontram e escolhem a sua loja?

Em muitos casos o Facebook é um recurso mais adequado para lojas de um modo geral.

O Google é altamente indicado para empresas que não atendem diretamente o consumidor.

 

Você tem uma loja virtual?

Você vende pela internet, ou seja, as pessoas podem comprar diretamente em seu site? Se sim, é indispensável anúncios no Google.

O Facebook pode funcionar como um complemento para gerar vendas e relacionamento com os clientes.

 

Anunciar para pessoas próximas a sua empresa

Se você pretende anunciar para pessoas que moram ou trabalham próximas a sua empresa, o Facebook é realmente incrível!

Percebemos que as opções de direcionamento por localização são mais eficientes no Facebook do que no Google.

Neste caso, Google ou Facebook, optamos pela segunda em nossos projetos.

 

Márcio Paes

Consultor de Marketing Digital

marciopaes@satmarket-digital.com.br

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