Como vender mais com o Facebook
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Como vender mais com o Facebook

Como vender mais com o Facebook é a pergunta feita por muitas empresas que escolheram esta rede social para divulgação de seus produtos e serviços.

Neste artigo você vai entender como vender mais com o Facebook. Vamos tratar de algumas dicas importantes para ter sucesso e aumentar as vendas.

Duas formas de aumentar as Vendas

Você pode aumentar as vendas de seus produtos através de duas maneiras:

1) Vender mais para os seus clientes atuais e 2) vender para novos clientes.

Vender com Facebook

Vender mais para os clientes atuais

Você pode vender mais para os clientes atuais:

1) Aumentando a frequência que compram em sua empresa, ou 2) fazendo que comprem mais a cada vez que efetuam uma compra.

Vender para clientes atuais é mais barato, pois já conhecem sua empresa.

Vender para novos clientes

Para os novos clientes a divulgação é mais cara!

Estes clientes não conhecem sua empresa ou não consideram comprar de você.

Para aumentar as vendas divulgue seus produtos para pessoas com perfil mais adequado para serem seus clientes.

Como vender mais com o Facebook?

Vender mais para os clientes atuais ou conquistar novos clientes não se alcança apenas divulgando seus produtos pelo Facebook.

Envolver também vendedores treinados para oferecer produtos adicionais, deve incluir promoções de produtos etc.

Um erro muito comum na utilização do Facebook é não investir em anúncios!

Muitos pensam que basta criar uma página da empresa no Facebook e automaticamente as curtidas na página aumentam e muitas pessoas vão ver as suas publicações de ofertas.

Já mostramos que isso raramente funciona. Saiba mais lendo os artigos abaixo:

O Facebook não é grátis e Como conseguir mais curtidas no Facebook

A dica número cinco deste artigo também aborda um pouco sobre este tema.

Vamos abordar dois objetivos dos anúncios no Facebook e dar algumas dicas fundamentais.

Curtidas na Página

Curtidas na página é o primeiro passo para entendermos como vender mais com o Facebook.

As pessoas que curtem a página da sua empresa no Facebook vêem as suas publicações (suas informações sobre empresa, suas promoções, seus produtos etc.).

como vender mais com o facebook

Quando você tem curtidas na página, pode-se dizer que você tem um público para divulgar seus produtos e serviços.

Mas, não pára por aí! É necessário que as pessoas que curtem a sua página sejam pessoas interessadas por seus produtos. 

Curtidas na página para novos clientes

Com anúncios direcionados para obter curtidas na página é possível aumentar rapidamente o número de pessoas que passam a curtir a sua página.

Deste modo, você constrói um novo público para divulgar os seus produtos ou serviços.

Um ponto essencial para construir um novo público que passará a curtir a sua página é conseguir curtidas somente de pessoas que tem o perfil mais adequado para seus produtos, por exemplo: idade, sexo, renda, proximidade da sua empresa etc.

Se você conseguir construir um público que tem interesse no seu negócio com certeza as suas chances de conseguir vender para essas pessoas são bem maiores. 

Curtidas na página de clientes reais

Eu chamo de “clientes reais” aqueles clientes que já compraram de você. É muito importante conseguir que sua página receba curtidas desses clientes.

Mas, como conseguir essas curtidas? Isso depende do tipo de negócio que você tem.

Em linhas gerais é importante informar aos clientes da sua empresa que você tem uma página e incentive eles a curtirem.

Analisando os resultados de alguns clientes foi possível perceber claramente que a divulgação para “clientes reais” é mais eficiente, aumenta as vendas mais rapidamente e com menor custo de divulgação.

Envolvimento com a publicação

Este tipo de recurso dos anúncios do Facebook permite algumas coisas importantes:

1 – Fazer com que suas publicações sejam exibidas para uma quantidade muito maior de pessoas;

2 – Permite divulgar tanto para pessoas que curtem sua página, como aquelas que não curtem;

3 – Gera envolvimento com as suas publicação (curtidas, reações, compartilhamentos, cliques e comentários);

4 – Por sua vez, o envolvimento (por si mesmo) faz suas publicações serem exibidas para amigos de pessoas que já curtem sua página;

5 – Quanto maior o envolvimento maior a credibilidade de sua empresa;

Envolvimento com a publicação para novos clientes

Novos clientes são por definição aqueles que ainda não compraram da sua empresa.

Porém, estes potenciais clientes que ainda não compraram já podem estar curtindo a sua página.

Vamos considerar para fins didáticos que os novos clientes ainda não curtem sua página no Facebook.

Utilizar o recurso “envolvimento com a publicação” para esses clientes pode ser uma estratégia, desde que você tenha presente alguns pontos:

1 – Quando você usa o objetivo envolvimento procurando mais curtidas, mais compartilhamentos etc. você pode atingir um número menor de pessoas se quem visualizou não sentir nenhum interesse pelo seu produto;

2 – Se o seu produto é de grande interesse para quem visualiza, você pode conseguir mais visualizações grátis, reduzindo o custo total da sua divulgação.

2 – O envolvimento pode ser importante se você pretende conseguir credibilidade com tais curtidas e compartilhamentos;

3 – Você não conseguirá mais alcançar exatamente essas pessoas que se envolveram com a sua publicação, caso elas não curtam a sua página.

4 – Muitas vezes pode ser melhor ajustar o anúncio para alcançar o maior número de pessoas e não mais envolvimento.

5 – Ajuste ainda para mostrar o anúncio para amigos das pessoas que curtiram sua página; é mais barato.

6 – A saída mais eficiente em custo e resultados é trabalhar com vídeos para este público;

7 – O Facebook permite mostrar anúncio para pessoas que já assistiram algum vídeo;

8 – Não esqueça de anunciar para pessoas com o perfil mais adequado para o seu produto;

Envolvimento com a publicação para quem já curti sua página

Você pode alcançar excelentes resultados para este público que já curti sua página!

Seus anúncios chegam para muitas pessoas. Claro que isso depende de quantas pessoas já curtem!

Além disso, você consegue um considerável envolvimento a um custo baixo.

Veja algumas dicas:

1 – Não bombardear essas pessoas somente com postagens de vendas;

2 – Faça publicações que nada tem a ver com vendas, por exemplo: desejando um bom final de semana, uma postagem sobre uma data comemorativa etc.

3 – Na maioria dos casos ajuste o anúncio para conseguir mais curtidas;

4 – Isso permite que o anúncio seja mostrado para os amigos dessas pessoas;

5 – Este processo aumenta as curtidas na publicação, na página e gera maior credibilidade;

Mais objetivos de anúncios

Tratamos de apenas dois objetivos: curtidas na página e envolvimento com a publicação.

O Facebook tem 15 objetivos de Marketing, todos eles são ferramentas poderosas para aumentar as vendas.

Este artigo “Como vender mais com o Facebook” procurou dar algumas dicas sobre os recursos mais utilizados no Facebook.

Desejamos muito sucesso.

Márcio Paes

Analista de Marketing Digital

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