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Como usar o Facebook Messenger a favor da sua empresa?

Como usar o Facebook Messenger

As redes sociais não são utilizadas pelas pessoas somente para o entretenimento. Pelo contrário, esses ambientes começaram a ser vistos como ferramentas para o crescimento e sucesso de um negócio. Uma dessas ferramentas é o Facebook Messenger.

Diariamente, milhões de usuários acessam as redes sociais, dentre elas, o Facebook. Inclusive, existe uma estimativa que aponta para mais de um bilhão de usuários ativos na rede por dia. 

Com todo esse acesso, as empresas que estão no Facebook possuem oportunidades de fazer novos negócios, interagir e se relacionar com seus clientes. 

Inclusive, o processo de relacionamento com os seus clientes é essencial para manter o contato e, acima de tudo, conseguir a fidelização do usuário e sanar dúvidas para efetivar vendas, por exemplo.

Muitos clientes que utilizam as redes sociais e pesquisam sobre empresas ou marcas, podem ter dúvidas:

  • Sobre o funcionamento da empresa;
  • Sobre um determinado serviço;
  • Sobre o processo de pagamento ou devolução de taxas;
  • Sobre o endereço;
  • Sobre o telefone e outras formas de contato. 

Por isso, o Facebook Messenger pode ser essencial nesse processo de tirar as dúvidas dos seus clientes e as primeiras interações de forma prática e, até mesmo, iniciar um processo de venda. 

Sobre essa ferramenta e seus detalhes, falaremos mais a seguir. Não deixe de conferir detalhes adiante!

O que é o Facebook Messenger e como ele funciona?

O Facebook Messenger é uma forma importante de comunicação entre o cliente e a empresa ,ou vice versa, ocorrendo de modo privado. 

Por exemplo, um usuário pesquisa qual o valor para trocar a bateria do iphone e chaga a página de uma loja que oferece esse serviço. Para obter mais informações, ele  pode enviar uma mensagem no privado, utilizando o messenger e possibilitando uma ação rápida sem prejudicar quaisquer ações da marca.

O melhor é que esse tipo de serviço é gratuito e permite elevada interação com o seu cliente! 

Isso faz com que o funcionamento seja muito simples, interativo e prático. Para conseguir utilizar a plataforma, a empresa precisa ter uma página no Facebook e habilitar o funcionamento do messenger. 

Com essa habilitação, sua empresa estará pronta para enviar e receber mensagens dos clientes. 

Automação e otimização do atendimento via chat

Outra estratégia que algumas empresas adotam é ter um atendente virtual, gerando mensagens automáticas para poder dar uma resposta mais rápida ao cliente. 

Além de ter um atendimento virtual, é possível contratar uma equipe que fique responsável pela resposta aos usuários de forma manual, buscando sanar dúvidas e ter um contato mais personalizado com cada cliente. 

Por exemplo, se sua empresa for uma assistência técnica, o cliente pode encaminhar mensagem com a dúvida sobre trocar bateria iphone preço

Neste caso, o atendente, de forma prática, buscará ajudar o cliente em sua necessidade. 

Por que sua empresa deve utilizar o Facebook Messenger?

Mas, por que sua empresa deve investir na utilização do Facebook Messenger? Existem vários benefícios no uso dessa ferramenta, mas, sem dúvidas, a maior vantagem é a facilidade de interação com o seu cliente. 

Uma das grandes dificuldades da empresa é captar novos clientes e, nas redes sociais, existem pessoas que podem se tornar clientes em potencial para sua empresa.

Por isso, vale a pena utilizar essa ferramenta até mesmo para a captação de novos clientes, alcançando novos nichos.

Outra questão é que qualquer empresa, seja de pequeno, médio ou grande porte, pode apostar nesse tipo de ferramenta. 

Isso traz diversas vantagens e reduz as diferenças entre empresas de pequeno e grande porte. Ou seja, para que essa interação ocorra não é necessário um elevado investimento ou muito dinheiro. Pelo contrário, a plataforma é gratuita!

Além disso, diferentes segmentos também podem se apropriar da estratégia, desde uma loja de roupas até uma empresa que trabalha com serviços de elétrica, como laudo tecnico eletrico. Outras vantagens no uso do Facebook Messenger são:

  • Excelente custo-benefício;
  • Melhora a visibilidade de sua marca;
  • Expande o negócio;
  • Cria um canal de relacionamento direto com o cliente;
  • Proporciona a obtenção de dados sobre os clientes;
  • Traz diversidade nos canais de atendimento;
  • Possibilita integrar a plataforma com ferramentas automatizadas. 

Neste caso, ter a disponibilidade de um atendente virtual, com o objetivo de fazer com que o retorno ao cliente seja muito mais rápido e prático, se destaca ainda mais, sendo muito importante.

Usos do messenger na rotina empresarial

Vários assuntos podem ser tratados pelo messenger, no ambiente virtual do Facebook. Por exemplo, de forma privada sua empresa pode oferecer para o cliente um produto ou serviço, como é o caso da parede baritada, com orçamentos diferenciados. 

Além de uma proposta de venda, sua empresa pode oferecer um conteúdo de qualidade, enviando um texto sobre um tema relevante. 

Essa ferramenta também pode ser utilizada para sanar dúvidas dos clientes, para elogios e serve também como uma espécie de ouvidoria.

Ou seja, se o seu cliente tiver alguma reclamação sobre o serviço ou alguma sugestão, ele também pode enviar para o messenger. 

Com todas essas formas de interação, é possível estreitar a relação com a clientela. Esse fator se torna ainda mais importante quando se trata de serviços que muitas vezes são vistos com certo distanciamento do grande público, como é o caso de uma empresa terceirizada de serviços gerais

A partir do entendimento sobre o que é essa plataforma e suas vantagens para a empresa é importante conhecer algumas dicas sobre como colocar todo esse conteúdo em prática e começar a utilizar o Facebook Messenger. 

Dicas de como colocar o uso do Facebook Messenger em prática

Agora que você já sabe os benefícios de apostar no uso do Facebook Messenger para o seu negócio, fique atento a alguns detalhes sobre como colocar isso em prática. 

Digamos que você tenha uma escola que dá curso desenhista projetista ead e deseja utilizar essa ferramenta para agilizar o atendimento de alunos e interessados no curso, fique atento a algumas dicas que separamos para você!

  • Tenha agilidade no atendimento;
  • Contrate uma equipe para lidar com seus canais digitais;
  • Responda o cliente de forma profissional;
  • Utilize uma ferramenta de automatização das respostas;
  • Otimize processos de vendas pelas redes sociais;
  • Cuide da segurança das suas redes sociais;
  • Integre outros canais de comunicação com o messenger.

 

Ou seja, não adianta disponibilizar para o cliente uma ferramenta de contato, se não há ninguém para conversar com o usuário. 

A falta de resposta atrapalha o processo e faz com que o cliente acabe perdendo o interesse pela empresa. Por isso, foco no atendimento e agilidade na resposta. 

Nesse caso, é importante contratar uma equipe para lidar com os canais digitais da empresa, seja o Facebook, Instagram ou o whatsapp. 

Isso é importante também no que se refere à publicação de um conteúdo que tenha relevância para o cliente. 

Não se esqueça de responder o cliente de forma profissional. Ou seja, nada de brigas, palavrões ou falta de respeito. A conversa é um tipo de documento que pode ser utilizado contra sua empresa, então tenha responsabilidade sobre o conteúdo escrito. 

Para melhorar a eficiência das respostas e até mesmo, otimizar algumas dúvidas que os clientes têm é possível contar com uma ferramenta de automatização das respostas. 

Às vezes, o cliente tem uma dúvida simples e fácil de ser resolvida, que pode ser sanada por um atendente virtual. 

Isso favorece, inclusive, o processo de gerenciamento das mensagens que são enviadas e recebidas. Mas, não se esqueça da possibilidade de personalização do contato. 

Considerações finais

Vale a pena investir em um processo de vendas nas redes sociais, inclusive no Facebook Messenger. 

Essa é uma forma de derrubar burocracias e facilitar o processo de vendas de produtos e serviços como um orçamento de cabeamento estruturado, levando em conta a emissão de um link ou boleto para o pagamento. 

Lembre-se de cuidar também da segurança do seu site, assim como das redes sociais. 

Ter suas redes protegidas e monitoradas por um sistema de segurança é fundamental para evitar que hackers invadam o sistema e tenham dados dos seus clientes. Isso abala a credibilidade da empresa, prejudica os clientes e afeta todo o seu negócio!

Nossa dica final é sobre a importância de integrar outros canais de comunicação ao messenger. Seja o seu ramo mais abrangente, como é o caso do setor alimentício, ou mais específico, no caso de serviços de tecnologia ou jurídicos. 

Por exemplo, uma empresa que oferece sistema microsiga protheus, que nada mais é do que um sistema de ERP, pode enviar um  email marketing com um link que direciona o cliente para o contato no chat.

Nesse caso, é possível deixar algumas frases que despertam uma curiosidade ou até mesmo um gatilho no cliente, como “conheça mais, nesse link”, “fale conosco”, “está em dúvida? fale conosco”. 

Todos esses links podem direcionar o seu cliente para as suas redes sociais ou para o seu chat no Facebook Messenger.

Utilizando essas estratégias, o seu negócio conseguirá ter um melhor relacionamento com o cliente, fazendo com que a sua empresa seja referência em um atendimento rápido e de qualidade. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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