Marketing Digital
Como fazer email marketing

Como Fazer Email Marketing: Lista de Clientes

Resolvi escrever esta série “Como Fazer Email Marketing“, pois muito se fala sobre como enviar um email que seja aberto e lido pelos potenciais clientes (claro que isto é importante; falarei sobre isso na continuação desta série de artigo), mas pouco se fala sobre a forma de conseguir a matéria prima: os emails do potencias clientes ou de clientes atuais.

Além disso, outros assuntos que esta série de artigos vai tratar são: como segmentar a sua lista, quais ferramentas utilizar, como medir e analisar os resultados e muito mais.

Você entenderá passo-a-passo como fazer Email Marketing que gera resultados!

Mais que isso: abaixo estou começando a utilizar na prática as ferramentas para construção da lista de emails! Passarei as recomendações no final!

Comprar lista de email é solução?

Entre as “Boas Maneiras” no uso do Email Marketing a ABEMD (Associação Brasileira de Marketing Direto) aponta que: “É preciso ter permissão prévia (opt-in) antes do envio da primeira mensagem ao receptor.”

Alguns problemas comuns em listas compradas são: não existe permissão das pessoas, as pessoas desta lista não conhecem sua empresa, muitas empresas utilizam esta mesma lista de emails e ainda existe grande chance de sua lista ser bloqueada, não conseguindo enviar nenhum email.

Construir lista de email fora do site

Como Fazer Email Marketing

É um fato: o site da empresa é fundamental para construir sua lista de emails. Se você quer efetivamente entender “Como Fazer Email Marketing” e colocar em prática, mas não tem um site, considere criar um site para sua empresa.

Porém, ainda assim, é possível utilizar a estrutura da empresa para coletar e-mails fora do site.

O papel da equipe de vendas para coletar emails

A equipe de vendas também tem um grande potencial de coletar emails de possíveis clientes. Esta afirmação vale para qualquer tipo de negócio que tenha equipe de vendedores em contato direto com o cliente.

Empresas que vendem para outras empresas, em grande parte, costumam realizar a coleta de emails. Mas, falta um processo de Email Marketing estruturado para trazer resultados.

Porém, a equipe de vendas coletar emails, é pouco comum no varejo (comercial de produtos e serviços para o consumidor). Baseada em minha experiência, posso dizer que estão perdendo uma grande oportunidade de vender!

Conte-me um pouco da sua empresa! Terei o prazer em passar dicas exclusivas e inteiramente grátis para você captar emails do seus clientes e suporte por e-mail para você colocar em prática. Envie email para marciopaes@satmarket-digital.com.br

Construir a lista de emails pelo Site

O site é a grande fonte de captação de emails: mais eficiente, grande volume de captação e totalmente automático.

Porém, para funcionar são necessários estes pontos fundamentais:

Acesso ao site e captação de emails

Este é o primeiro passo! Vocês sabe quantos acessos tem seu site por mês? Sabe quais são as páginas mais visitadas?

Se seu site não tem acesso não poderá ser um ferramenta para captação de emails. Deste modo, a primeira coisa a fazer é aumentar a quantidade de acesso!

Existem duas formas de aumentar o acesso ao site: 1) através da pesquisa gratuita do Google (pesquisa orgânica); 2) através de anúncios no Google ou Facebook.

A primeira forma é alcançada através da otimização da página; a segunda forma através de técnicas avançadas de anúncios.

Produto ou Conteúdo?

Vamos encarar uma realidade: alguns produtos e serviços são mais desejados que outros!

Assim, site de produtos mais desejados normalmente tem mais acesso, se combinado com uma boa otimização da página para o Google mostrar seu site na pesquisa.

Um exemplo interesse é de um cliente nosso: uma escola de dança no bairro do Tatuapé em São Paulo.

Existe uma procura grande por aulas de dança e o site dessa escola está bem posicionado no Google. Muitas pessoas procuram o serviço: aulas de dança. É um serviço desejado pelos clientes! A escola consegue coletar em média 10 emails por dia…

Quando poucas pessoas procuram o produto/serviço de sua empresa, deve-se investir em produção de conteúdo para gerar acesso ao site. O conteúdo (notícias, artigos, como utilizar um produto etc) gera acesso ao seu site. Talvez você chegou até aqui procurando conteúdo!

Se você não produzir conteúdo e seu produto não é muito procurado, a única forma de aumentar o tráfego no site é investir em anúncio no Google ou Facebook.

Ferramentas para coleta de e-mails no site

Existem diversas ferramentas no mercado para captação de e-mails de pessoas que acessam o seu site.

Até o momento você já deve ter visto pelo menos duas vezes nossa ferramenta para captação de emails funcionando.

Email Marketing Lista

Estes recursos mostram formulários para as pessoas se cadastrem. Você configura em que momento quer mostrar para os visitantes, baseado em múltiplos comportamento que podem ter acessando seu site.

Eu gosto das seguintes ferramentas: Wishpond e Optin Monster. São recursos indispensáveis para a construção da sua lista de emails.

Espero que tenha ajudado você sobre como fazer Email Marketing e construir sua lista de emails.

Boa sorte e boas vendas!

Márcio Paes

Analista de Marketing Digital

marciopaes@satmarket-digital.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *