Comércio EletrônicoCriação de Loja VirtualMarketing Digital
Como criar uma loja Virtual

Como criar uma Loja Virtual?

Criar uma loja virtual tem se tornado muito atrativo! Muitos empreendedores vêem na internet uma grande oportunidade de negócio!

Não é pra menos! Apesar da crise econômica no país o comércio eletrônico tem apresentado crescimento constante nos últimos quatro anos.

Como Criar uma Loja Virtual

Esses dados são do E-bit e somente contemplam o primeiro semestre de 2016, mas é possível perceber um crescimento constante de ano a ano.

Mas, como criar uma loja virtual?

A resposta para a pergunta “como criar uma loja virtual?” precisa abordar temas relacionados a escolha da melhor plataforma de E-commerce e também temas de Marketing e Vendas.

Neste artigo vamos falar de assuntos fundamentais para fornecer dicas valiosas para quem deseja criar uma loja virtual que seja um sucesso.

Como escolher a plataforma de E-Commerce?

O primeiro passo para criar uma loja virtual é a escolha da plataforma onde sua loja será construída.

Tenho recomendado a plataforma Nuvem Shop por possuir todas as características necessárias (que abordaremos em detalhes neste artigo) para alcançar resultados, além de ser uma plataforma de baixo investimento.

Você pode fazer o teste grátis, clicando no link:

Como criar uma loja virtual - Nuvem Shop

 Necessidade de um domínio

O domínio é o endereço da sua loja na internet, por exemplo: www.minhaloja.com.br

Comprar um domínio é essencial para passar credibilidade aos seus clientes. Se os possíveis clientes que acessam a sua loja não sentirem confiança com certeza não comprarão.

Além disso, a escolha do domínio correto ajuda a loja aparecer nos resultados de busca do Google. Falarei disso mais adiante.

Deseja criar uma Loja Virtual Grátis?

Infelizmente não é a solução! Não possuem funcionalidades básicas para conseguir vender os seus produtos.

Minha dica é: se você pensa em investir dinheiro na compra de produtos para disponibilizar em sua loja, reserve uma quantia para contratar uma plataforma paga com funcionalidades indispensáveis.

Intermediários de Pagamento

Sua loja precisará de um intermediário de pagamento que processará a compra do seu cliente em sua loja online.

Como criar uma loja virtual - Intermediários de Pagamento

É muito importante que sua loja aceite diversas formas de pagamento: boleto, cartão de crédito, transferência bancária…

Intermediários de pagamento como o Pag Seguro, Moip, B!Cash e Mercado Pago aceitam todos os meios de pagamento.

Mas, pesquise em cada um deles as taxas que cobram por cada venda e os prazos que disponibilizam o valor vendido para você.

Escolha uma plataforma de E-Commerce que permite a integração com diversos intermediários de pagamento.

Planos para contratação da Plataforma de E-commerce

Os planos disponíveis para a contratação da plataforma de comércio eletrônico, normalmente, ou limitam a quantidade de acessos permitidas no mês, ou definem uma quantidade máxima de produtos que é permitido cadastrar, ou ainda, definem a quantidade de vendas máxima que seu plano pode ter.

Chegando nesses limites você pode mudar para um plano mais caro. Recomendo que se escolha uma plataforma que define a quantidade de vendas, pois este limite está ligado ao sucesso da loja. Se está vendendo bem, vale a pena pagar mais por um plano mais caro.

Facilidade para cadastrar os produtos

Algumas plataformas tem um sistema de cadastro de produtos extremamente complicado e demorado.

Escolha uma plataforma em que o cadastro de produtos seja fácil. De preferência que permita o cadastro de diversos produtos de uma única vez através de upload de planilha.

Layout Responsivo

Perceba na imagem abaixo como estão distribuídas as compras pela internet através de diferentes dispositivos. Considere esta informação quando for criar uma loja virtual.

Como Criar uma Loja Virtual - Compras E-commerce Dispositivos Móveis

Isso mesmo! 18,8% das pessoas já estão realizando compras online através de celulares e tablets. Portando, a sua loja virtual precisa funcionar perfeitamente em dispositivos móveis, caso contrário, você estará perdendo 18,8% em vendas.

É aí que entra o layout responsivo da sua loja!

Lojas com layout responsivo adaptam-se automaticamente o conteúdo para qualquer tamanho de tela. Layout responsivo é diferente de layout adaptado para dispositivos móveis, que geralmente, nunca funcionam adequadamente.

É necessário escolher uma plataforma que ofereça o layout responsivo.

Administrar sua loja virtual pelo celular

Mobilidade e agilidade são muito importantes para os negócios e satisfação do cliente. Por mais que estejamos falando de vendas pela internet, nenhum empreendedor vai ficar 24 horas do dia na frente de um computador ou notebook.

É necessário realizar atividades externas: postar as encomendas vendidas pelo Correio, ir no banco, visitar fornecedores e muitos outros compromissos ligados ao negócio.

Por este motivo, considero essencial que a plataforma disponibilize um aplicativo móvel para você acompanhar as suas vendas e gerenciar o seu negócio.

Personalização da Loja

Sua loja virtual precisa ter a “cara” do seu negócio.

A plataforma onde você vai criar sua loja virtual deve disponibilizar opções de layout modernos e funcionais para atrair a atenção do seus clientes e facilitar o processo de compra.

Além disso, a plataforma deve possuir funcionalidades para você modificar diversos elementos: banners, imagens, informações da sua empresa, cores, fontes, posição de cada elemento etc.

 

Segurança de sua loja virtual

Sua loja precisa estar hospedada em uma plataforma 100% segura para que seus clientes se sintam confortáveis em inserir suas informações pessoais e bancárias.

É preferível que a plataforma de e-commerce permita integrar um certificado SSL (Secure Sockets Layer), que é “um protocolo de segurança criado pela Netscape que se tornou padrão internacional para troca de informações sigilosas na Internet”. Se desejar informações mais técnicas você pode acessar pelo link.

Como criar uma loja virtual - Certificado SSL

Quando um site tem um certificado SSL aparece um cadeado antes do endereço do site e a palavra “seguro”.

Além disso, você pode incluir um selo do Certificado SSL em sua loja, que aumenta enormemente a confiança do seu cliente.

 

Estabilidade para não perder vendas

Imagine que um cliente tenta acessar a sua loja, mas está fora do ar. Isso pode acontecer por problemas de estabilidade nos servidores de hospedagem que sua plataforma utiliza.

Criar uma loja virtual exige que as plataformas garantam 99,9% de estabilidade. Ou seja, precisam garantir que não haverá nenhum problema com o servidor em 99,9% das vezes.

Marketing e Vendas em Loja Virtual

Falamos bastante sobre características técnicas que uma plataforma deve possuir.

Vamos passar agora para o que devemos levar em conta sobre o Marketing e as Vendas de sua loja virtual.

Os tópicos estão diretamente ligados ao faturamento e lucratividade de sua loja virtual.

Como você vai vender?

Alguns empreendedores virtuais imaginam “meu produto é bom, é uma grande novidade no mercado. Vou criar loja virtual e as pessoas vão comprar”.

Sim, excelente possuir esta visão! Mas, é preciso avaliar alguns pontos em seu planejamento para que tudo funcione perfeitamente e sua loja virtual venda cada vez mais.

Vamos explicar alguns temas que podem significar o sucesso do negócio.

Tráfego para sua loja virtual

Para você conseguir vender, as pessoas precisam acessar o seu site. O problema é que isso não acontece através de um passe de mágica.

Como criar uma loja virtual - Tráfego para a Loja

O Google tem um papel crucial em sua estratégia de vendas online. Ou sua loja aparece no Google, ou você não tem venda.

Existem duas formas de aparecer no Google (falei em detalhes sobre isso neste artigo):

Criação de Loja Virtual - Google Adwords

1) Pesquisa Orgânica: são os resultados que aparecem em uma pesquisa, mas que não são anúncios pagos para o Google exibir a sua página. Os resultados da pesquisa orgânica está marcado em verde na imagem acima.

2) Pesquisa Paga: na parte rosa é possível identificar os resultados da pesquisa de empresas que pagaram para o Google mostrar o anúncio.

Como sua loja aparece no Google sem anunciar?

Quando você digita no Google, por exemplo, “chapéus”, o robô do Google faz uma checagem de 200 características de uma página; cada um desses itens tem importância diferente.

De um modo muito simplificado, o Google busca na internet páginas que no endereço (URL) tenha a palavra “chapeus”; que esta mesma palavra esteja presente no título da página e também apareça na descrição.

O exemplo abaixo mostra exatamente isso:

Como Criar uma Loja Online - SEO da página

Essa estrutura são três itens principais que permitem o Google mostrar seu site nos resultados de pesquisa. As melhores posições ficam para os sites e páginas que conseguem representar melhor a palavra “chapéus”, ou outra palavra qualquer.

Para criar uma loja virtual recomendo que faça um planejamento das palavras através das quais seus produtos podem ser encontrados e qual o volume de busca no Google. Experimente o Planejador de Palavras-Chave do Google.

Otimização de sua loja virtual

SEO é a sigla em inglês que significa: Otimização para os motores de busca (Google, Bing, Yahoo…)

São as técnicas de SEO que permitem que sua loja, que as páginas de sua loja e os seus produtos apareçam em melhores posições no Google e gere acesso de clientes.

Criar uma loja virtual e não otimizar para os motores de busca, significa que seus produtos em sua loja não aparecerão nos motores de busca, não terá acesso de clientes e por consequência não gerará vendas.

Portando, a plataforma de comércio eletrônico escolhida deve ter as opções para você otimizar sua página e seus produtos. Algumas plataformas disponibilizam poucas ferramentas para a otimização das páginas.

Quanto mais opções, mais chance existe de sua loja estar bem posicionada no Google.

Quanto tempo demora para sua loja aparecer no Google?

Não há uma resposta exata para esta pergunta. Depende de vários fatores, como: se a otimização de sua página está adequada para a palavra-chave procurada pelo usuário, da quantidade de concorrente para esta palavra-chave etc.

E mesmo que o SEO da sua página esteja perfeito, aparecer no Google não é automático; pode demorar algum tempo. Isso quer dizer que não espere obter acessos imediatos a sua loja virtual, pode demorar alguns meses para ter acesso.

Mais um detalhe: a otimização é por página/ produto, não é para todo o site. Assim, quando for adicionar um produto, escolha um título completo para o seu produto, a URL (endereço) deve conter o título, já na descrição do produto construa um texto atrativo que contenha o nome do produto.

Quando for criar uma loja virtual, tenha em mente que o Google precisa entender a sua loja e cada página dos seus produtos.

Anúncios no Google

Você deve ter percebido que este tal de SEO, não é algo tão simples e os resultados não são imediatos.

Mas, eu reforço que são vitais para conseguir acessos para a sua loja e gerar vendas. Isso porque você não paga por cada acesso e terá implicação direta nos seus lucros.

Este é o mundo ideal! Porém, diante dessas características da busca orgânica, é necessário também anunciar no Google.

Se você está vendendo bolsas femininas, por exemplo, você criará uma campanha no Google para a palavra “bolsas femininas”. Se alguém clicar no seu anúncio e for direcionado para a sua loja, você paga por cada clique.

O valor do clique não é rígido, depende de quantas pessoas procuram por aquele produto e quantos anunciantes existem para este mesmo produto.

Lembre-se: anunciar no Google é indispensável se você desejar gerar vendas rapidamente.

Quanto investir em anúncios?

O investimento necessário para conseguir vendas varia de negócio para negócio. Mas, você precisa pensar em um orçamento destinado para anúncios se pretende criar uma loja virtual e conseguir vendas.

Existem alguns métodos que ajudam para definir quanto deve-se destinar para propaganda. Escrevi um artigo que pode ajudar você. Saiba mais!

Cupom de desconto

Outra ferramenta que não pode faltar na loja virtual é o cupom de desconto.

Como Criar Uma Loja Virtual - Cupom de Desconto

Com ele você pode oferecer um preço especial em uma data comemorativa, oferecer desconto para clientes que já acessaram sua loja mas não concluíram a compra, etc.

É um excelente recurso para impulsionar as suas vendas.

Venda cruzada

Se você já realizou uma compra pela internet deve ter percebido que quando vamos finalizar a compra, a loja oferece outro produto complementar.

Como Criar uma Loja Virtual - Venda Cruzada

Por exemplo, se está sendo realizada a compra de uma bolsa feminina (este é o produto principal) a loja oferece um produto complementar: um calçado, um cinto etc. Este recurso aumenta o ticket médio de sua loja.

Procure por plataformas que disponibilizam a configuração de venda cruzada.

Avise-me quando chegar

É comum o estoque de um produto se esgotar. É claro que você precisa gerir o seu estoque com muita atenção, mas mesmo assim pode acontecer de faltar algum produto.

Se a sua loja virtual tem o recurso “avise-me quando chegar” o cliente clica nesta opção do produto que se interessou e quando este produto estiver disponível novamente, o cliente recebe um e-mail automático informando.

Captação de E-mail

Nem todos que entram no seu site, realizarão a compra de algum produto.

Conseguir o e-mail de pessoas que visitam o seu site é uma ótima opção para oferecer seus produtos por e-mail.

A captação de e-mails de possíveis clientes funciona melhor se a plataforma oferecer dois tipos de captação: 1) um formulário simples em alguma parte da página para o visitante inserir “nome” e “e-mail”; 2) abrir também uma janela (pop up) sobre o site para captação de e-mail.

Abaixo você pode conferir estes dois tipos de formulários de captação:

Como Criar uma Loja Virtual - Formulário de Captação de E-mail

Como Criar uma Loja Virtual - Popup para Cadastro de E-mail

E-mail Marketing

Se você capta e-mails de potencias clientes é importante que possua uma ferramenta profissional para envios.

Com recursos profissionais é possível enviar e-mails para muitas pessoas de uma única vez e layout atrativo para mostrar os seus produtos.

Escolha uma plataforma que possibilite este recurso e que consiga criar o conteúdo para ser enviado de maneira fácil.

Neste artigo falamos mais sobre a captação de e-mails.

Chat de atendimento

Permite que o seu cliente tire uma dúvida Online de modo interativo.

Como Criar uma Loja Virtual - Chat de Atendimento ao Cliente

Os chats transmitem segurança ao cliente porque torna a venda mais pessoal.

É claro, que para você instalar um chat em seu site é necessário que esteja disponível quando o cliente entrar em contato. Estabeleça um horário comercial de atendimento.

Algumas plataformas disponibilizam o aplicativo para chat.

Recuperação do carrinho de compra abandonado

Existem diversos motivos para um cliente incluir um produto no carrinho de compra e não chegar a efetuar o pagamento. Existem basicamente 6 motivos principais.

Se sua plataforma de e-commerce permite recuperar esses clientes que abandonaram o carrinho de compras, também permite que você tome uma ação para recuperar esta venda.

Abaixo segue um exemplo para gerenciar carrinho de compras abandonado.

Como criar uma loja virtual - Carrinho Abandonado

Através deste importante recurso, você pode oferecer um desconto ou frete grátis para recuperar estes clientes.

Remarketing em sua loja virtual

No artigo que escrevi, Remarketing foi definido como “um tipo de propaganda em que você direciona um anúncio personalizado para os clientes que já demonstraram algum interesse pela empresa ou pelos produtos. Inclui, clientes que já compraram algum produto ou clientes que ainda não compraram algo da empresa.”

Em linhas gerais, é necessário instalar códigos de programação (do Google AdWords ou Facebook Ads) nas páginas da sua loja. Depois é possível anunciar para pessoas que visualizaram um produto, mas não compraram.

Poucas plataformas para lojas virtuais permitem que seja inserido estes códigos para Remarketing. A Nuvem Shop é uma dessas poucas plataformas que oferece este recurso avançado para alavancar as suas vendas.

Criar uma Loja Virtual no Facebook

O Facebook disponibiliza a criação de uma loja virtual em sua Fan Page. É um recurso interessante para quem está começando ou ainda não tem a possibilidade de contratar uma plataforma de e-commerce.

Mas existe uma limitação significativa: os meios de pagamento. O Facebook aceita pagamento (até o momento), por Pay Pal e Stripe, que ainda não são muito utilizados no Brasil.

Como Criar uma Loja Virtual - Loja no Facebook

É uma grande vantagem ter uma loja virtual no Facebook, mas você precisará ter meios de pagamentos que os clientes usam.

A situação mais ideal é que sua loja virtual seja integrada com o Facebook, pois:

1) Suas vendas estarão todas integradas no administrador de sua loja virtual, além disso, 2) os clientes que iniciarem a compra pelo Facebook, não precisarão sair da rede social para concluírem a compra; 3) uma loja virtual desenvolvida em plataforma profissional pode ser encontrada pelo Google, já um loja no Facebook não aparece no Google.

O Nuvem Shop tem esta incrível solução.

Agora você já conhece os temas essenciais para criar uma loja virtual.

Espero que eu tenha ajudado você apresentando alguns temas que devem ser considerados para criar uma loja virtual de sucesso.

Márcio Paes

marciopaes@satmarket-digital.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *