Como criar um site
Posted on Posted in Criação de Sites, Marketing Digital

Como criar um site?

Para responder a pergunta: como criar um site? Falaremos de questões importantes para a criação de um site.

Vamos analisar também quatro das plataformas mais utilizadas para a criação de site: Hostgator, Wix, UOL e Locaweb. Além disso, falaremos sobre como criar um site que apareça no Google.

Este artigo é mais destinados aos empreendedores que querem saber como criar um site para sua empresa.

Se você deseja colocar a mão na massa para criar o seu site, ou pretende fazer melhoria, leia este importante artigo.

Por que criar um site?

Hoje é bastante comum pequenas e médias empresas utilizarem o Facebook para divulgar seus produtos.

Apesar da importância inquestionável de ter uma página da empresa no Facebook, isso não dispensa a necessidade de possuir um site da empresa.

Um site permite em primeiro lugar, passar uma imagem adequada da sua empresa para os seus clientes, é possível ainda explicar com mais detalhes sobre os seus produtos e serviços de maneira completamente organizada.

Além disso, existe a possibilidade de potenciais clientes encontrarem a sua empresa pelo Google.

Tudo isso, leva ao objetivo principal de sua empresa ter um site:

Poder vender mais os seus produtos e serviços. Mesmo que a empresa não venda nenhum produto pela internet o site pode gerar: mais ligações de clientes, e-mails de clientes que se cadastram pelo site, conhecerem melhor a sua empresa, ou ainda, mais pessoas irem até seu estabelecimento.

Como criar site grátis?

Paramos de escrever este artigo por alguns minutos para realizar uma pesquisa no Google sobre as palavras “Site Grátis”.

Foram apresentados diversos anúncios de site grátis e também outras páginas que não são anúncios.

Analisamos quatro plataformas que disponibilizam sites gratuitos, são elas: Webnode, Yola, Site (é o nome da empresa) e Wix.

Podemos separar algumas características presentes em todas elas:

1) Não tem domínio próprio (por exemplo: www.suaempresa.com.br) no plano grátis: seu domínio será o nome do seu site + o nome da empresa dona da plataforma.

2) Espaço de armazenamento e tráfego de usuário limitados: apesar de algumas empresas oferecerem espaço de armazenamento e tráfego expressivos, esta é uma preocupação que se deve ter.

3) Publicidade: em todos os planos gratuitos aparecerão no seu site propaganda da empresa que oferece o serviço.

4) Google: a chance de sua empresa ser encontrada no Google é muito pequena!

Voltando a pergunta inicial: como criar um site grátis?

Escolhendo umas dessas plataformas é possível conseguir um site grátis. Aliás, é possível construir um site incrível dentro de alguma dessas plataformas.

Mas, a pergunta que fazemos é: vale a pena ter um site que não ajuda sua empresa a conseguir mais clientes?

Se você deseja criar um site mais profissional por conta própria será necessário pagar a essas plataformas para se livrar das limitações do site grátis.

Como criar site profissional?

Mais adiante recomendaremos algumas plataformas que consideramos mais adequadas, por enquanto vamos analisar algumas características que você precisa levar em conta quando criar o seu site.

Velocidade do Servidor

Isso está diretamente relacionado a experiência do usuário (seus clientes). Os sites podem demorar para carregar devido uma série de fatores. Pesquise na internet se a empresa onde você vai hospedar tem reclamações de usuários em relação à velocidade.

Plataforma de Criação de Site

Essas plataformas permitem criar um site sem a necessidade de conhecer programação. São elementos prontos que podem ser inseridos na página e permitem modificar textos e imagens.

Algumas plataformas são mais rígidas para inserir e organizar os elementos na página, outras são mais flexíveis e permitem arrastar conteúdo (texto, imagem, vídeos etc) para a página do site.

Recomendamos que você se cadastre grátis nas plataformas que citamos acima e faça um teste para entender um pouco mais sobre o funcionamento e ferramentas de cada uma.

Algumas plataformas como UOL Host e Locaweb não permitem fazer testes gratuitos. Porém, a Webnode utiliza-se de uma plataforma de criação muito semelhante – senão, a mesma – do UOL. Já a Locaweb tem uma plataforma mais simples que o UOL, até diríamos, mais fácil de construir o seu site. Todavia, é bem mais limitada no que se refere aos recursos.

Personalização

Significa que você precisa dar uma “cara” para o seu site. Ou seja, é necessário inserir um logotipo da sua empresa e construir o site com cores que fazem sentido com o seu logotipo.

Essas plataformas que citamos acima trazem modelos de sites prontos, basta personalizar com os detalhes da sua empresa.

Tenha em mente: quanto mais fácil de criar um site, menos personalizado ele será. Plataformas que permitem completa personalização exigem conhecimentos técnicos mais avançados.

Texto

Crie textos para o seu site que fale sobre sua empresa e sobre os seus produtos. Imagine que você está fazendo uma venda pessoal, mostre as vantagens que os seus produtos possuem: qualidade, preço, entrega etc. Peça para os visitantes executarem alguma ação no site, por exemplo, “saiba mais”, “entre em contato” etc.

Redes Sociais

Atualmente existem muitas redes sociais: Facebook, Instagram, Tweeter, Periscope, Google +, Youtube etc. Adicione ícones das redes sociais que você possui. Atualize previamente as suas redes sociais. Não vemos a necessidades de trabalhar com todas elas, mas Facebook, Youtube e Google + são essenciais.

Blog

Crie um blog onde você possa postas notícias do seu setor de atuação, explicar como utilizar um produto e muitas outras informações que podem ser importantes para os seus clientes.

Imagens para o seu site

Para você criar um site é preciso que utilize algumas imagens para não ficar um site com puro texto. Vamos explicar algumas detalhes sobre imagens.

Tamanho do arquivo

Todos os arquivos possuem um tamanho. Quando você compra um computador vem especificado que a capacidade de armazenamento é de, digamos, 500 GB (Giga byte). Não convém entrar em detalhes técnicos, só imagine que uma imagem pode ter tamanho de 50 KB, 100  KB, 500 KB, enfim qualquer tamanho.

Se você coloca em seu site uma imagem de 700 KB vai demorar mais para carregar do que uma imagem de 50 KB, pois esta é menor que a primeira. Essa demora prejudica a qualidade do seu site para os usuários.

As imagens possuem largura e comprimento que é medido em centímetros, pixel etc. O pixel é o mais utilizado na internet. Assim uma imagem de 500 X 500 pixels (largura e comprimento) é maior do que uma imagem de 235 X 300 pixels. Você deve estar se perguntando: o que isso tem a ver com a criação de site?  O seguinte: se você precisa colocar uma imagem no site e essa imagem tem 1000 x 1000 pixels, vai ocupar muito espaço na sua página.

A maioria das plataformas para criação de site permite ajustar o tamanho através da própria plataforma. Mas, muitas vezes é necessário diminuir o tamanho da imagem antes de enviá-la para o site. Logo explicamos como!

Resolução da imagem ou qualidade da imagem.

São definidos por PPI, que significa pixels por polegada. Veja este exemplo:

Como criar um site

Qual das duas está mais nítida? A mais nítida é a imagem da esquerda. Pois supostamente ela tem mais pixels por polegada, assim sendo, sua resolução e qualidade são maiores do que a imagem da direita.

Em suma, imagem com resolução (qualidade alta) e tamanho grande geram um arquivo de imagem grande (tamanho em KB) tornando a navegação no site mais lenta. Imagens menores e com resolução menor geram um arquivo menor (KB).

Qual o tamanho ideal? Não existe um tamanho ideal de arquivo e de resolução! Mas, vale a regra: conseguir a menor imagem possível em KB (tamanho do arquivo) e que esteja nítida para quem acessar o seu site. Na foto acima, claramente a imagem da direita não serve para ser colocada em um site.

A ferramenta mais adequada para conseguir modificar a largura, altura, resolução e tipo de arquivo das imagens é o Adobe Photoshop, mas como o acesso a este programa é limitado, você pode utilizar o site http://www.online-convert.com – ele permite converter arquivos escolhendo a largura, altura, resolução e tipo de arquivo. Infelizmente é necessário que você faça os testes para avaliar qual a largura e altura adequadas ao layout que você está trabalhando.

Site no Google

Digamos que você tem uma empresa que vende materiais para escritório. Não seria bom se quando uma pessoa buscasse no Google “materiais para escritório” o site de sua empresa aparecesse para este possível cliente? É uma forma de publicidade completamente grátis!

Escrevemos recentemente um artigo sobre “Como aparecer no Google”, se você deseja saber como criar um site que apareça no Google recomendamos que você leia também estas dicas fundamentais.

Qual plataforma utilizar?

Considerando que você pode querer criar o seu próprio site com baixo investimento, pensando ainda nos pontos que tratamos neste artigo e no artigo “Como aparecer no Google”, vamos comentar um pouco sobre as plataformas mais adequadas para a criação de sites.

Antes gostaríamos de lembrar que avaliar as características de uma plataforma para a criação de site é entrar em um caminho que mistura técnicas, marketing, design, vendas e sua experiência pessoal.

Nós utilizamos a plataforma WordPress para o desenvolvimento de sites. É a mais utilizada no mundo! Mas, para criar um site WordPress são necessários mais conhecimentos técnicos do que as demais plataformas disponíveis no mercado. Todavia, é a plataforma que atende plenamente todas as necessidades.

Deixando de lado o WordPress, seguem nossas recomendações:

Hostgator

A Hostgator é uma grande empresa de serviços de internet. Lançou recentemente (agosto/2017) o seu novo Criador de Sites. Fizemos diversos testes e atualmente, consideramos a melhor plataforma disponível para a criação de sites do mercado.

A plataforma para Criação de Sites é baseada em arrastar e soltar elementos na página. Facilitando muito o trabalho!

Além disso, possui mais de 200 layouts muito bonitos, permitindo que você personalize o seu site de maneira muito simples.

Além dos planos serem mais baratos que o Wix, o suporte ao usuário da Hostgator é considerado o melhor do mercado.

Wix

Em nossa opinião, ocupa o segundo lugar.

Também é baseado em arrastar e soltar elementos na tela, assim como o Criador de Sites da Hostgator. Todavia, a velocidade de carregamento é um pouco lenta.

Possui algumas ferramentas que podem ser utilizadas para o marketing. Mas, o suporte não é considerado tão eficiente pelos usuários.

UOL

Os servidores de hospedagem são bem-conceituados no mercado, permitindo que o seu site opere sem problemas. A empresa também desfruta de excelente imagem no Brasil. Sua plataforma é boa, mas um pouco rígida para criar as páginas. Algumas vezes o conteúdo fica desalinhado. Mas, possui diversos recursos interessantes. Um ponto negativo é que não permite algumas ações de marketing no site.

Locaweb

Sua plataforma é bem mais simples do que UOL. É mais fácil de construir cada página do seu site. Porém, os recursos são mais limitados. É indicado para quem deseja uma plataforma bem simples e poucos recursos no site. A estrutura para criação é pouco rígida.

Criar site WordPress

O WordPress é a plataforma mais utilizada no mundo para a criação de sites!

Isso porque tem recursos visuais incríveis, permite completa customização e é mais amigável para o Google.

Se precisa de uma mais completa, veja nossa serviço de Criação de Sites.

Agora você já sabe como criar um site? Que ótimo!

Faça uma pesquisa sobre os planos e preços e muito sucesso no seu projeto!

Se ficou alguma dúvida comente este artigo ou envie um e-mail que teremos o prazer em ajudar.

Até a próxima.

Márcio Paes | marciopaes@satmarket-digital.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *