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SEO - Otimização de Sites

Como aparecer no Google?

Todas as pessoas quando querem procurar alguma informação, produto ou empresa pela internet acessam algum dos motores de busca como o Google, Yahoo, Bing e outros. Não resta dúvida: entender como aparecer no Google é essencial para quem deseja promover sua empresa e seus produtos.

A principal vantagem do site de sua empresa aparecer no Google é: aumentar as visitas em seu site. Consequentemente aumentam suas possibilidades de gerar mais vendas do seu produto ou serviço.

O Google é o principal motor de busca, 90% de todas as pesquisas realizadas no Brasil são através desse buscador.

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Formas de como aparecer no Google

Se você quer entender como aparecer no Google, considere estas duas maneiras:

A primeira delas é através de links patrocinados, onde uma empresa cria um anúncio e paga cada vez que uma pessoa clica neste anúncio ou paga por mil pessoas que visualizam a publicidade.

A segunda maneira de aparecer no Google é quando as pessoas digitam palavras e ele exibe páginas na internet que tenham alguma relação exata ou aproximada com a palavra que foi digitada sem nenhum custo.

Está modalidade recebe o nome de SEO (Search Engine Optimization), também conhecido como Otimização para os motores de busca ou otimização de site.

Exemplos de como aparecer no Google:

Como aparecer no Google

Perceba na imagem acima que foi digitado na busca do Google as palavras “Roupas Femininas” e foi gerada esta tela de resultados.

Os resultados que marquei em rosa são links patrocinados, ou seja, anúncios que Google está mostrando para essas palavras que foram digitadas.

Já os resultados marcados em verde foram gerados sem pagar por anúncios.

Isto é, são técnicas de SEO que permitiram que o Google mostrasse estes resultados. Vejamos com um pouco mais de detalhes cada uma dessas formas.

Como aparecer no Google com Google Adwords

Outra forma de como aparacer no Google são os anúncios. Todas as configurações de uma campanha podem ser complexas para quem está começando a investir nesta importante ferramenta de Marketing Digital, mas em breve publicaremos outro artigo em nosso Blog explicando os passos básicos para criar um anúncio.

Por hora, vejamos os pontos básicos de como funcionam os links patrocinados no Google.

A principal característica dessa modalidade é ser possível gerar mais visitas no seu site em pouco tempo, quase que imediatamente, após o seu anúncio ser colocado no ar.

Como já explicamos acima, esta modalidade é paga. Existem duas maneiras básicas de pagar pelos anúncios:

1 – CPC (Custo por Clique): é pago cada vez que alguém clica no seu anúncio;

2 – CPM (Custo por Mil Visualização): como o nome indica paga-se pelo anúncio quando mil pessoas visualizarem o seu anúncio.

Qual dos dois é o melhor? Isso depende dos objetivos do seu anúncio!

De um modo geral, recomenda-se utilizar o CPM somente se a empresa tem como objetivo da propaganda a consolidação de sua marca. Essa medida é ainda bastante utilizada em mídias tradicionais como televisão, jornal, revista etc.

O CPC é a forma mais utilizada pela maioria das empresas que anunciam no Google pois, além de ser mais simples de medir os resultados, os anunciantes pagam por uma ação efetiva, neste caso o clique no anúncio. Mais adequado para quem quer gerar visitas no site e vendas de seus produtos e serviços!

Estrutura e custo do anúncio

Veja nesta imagem como é a estrutura dos anúncios no Google Adwords:

Como aparecer no Google

Estando com sua conta no Google Adwords configurada, você poderá criar os seus anúncios. Perceba na imagem que o primeiro nível é a campanha. Aqui é o momento de escolher o local (ex. cidade) que seu anúncio será exibido e orçamento diário (quanto se deseja gastar no máximo por dia).

Dentro de cada campanha você pode criar os “grupos de anúncios”. São permitidos 20 mil grupos de anúncios dentro de cada campanha.

O próximo passo é definir as palavras-chaves que estejam relacionadas com sua empresa ou seus produtos. Essas palavras-chaves serão adicionadas ao seu anúncio.

É recomendado de cinco a vinte palavras-chaves por anúncio. O anúncio é o texto que se escreve para atrair a atenção dos potenciais clientes.

Digamos que vamos fazer uma campanha no Adwords para uma academia e vamos supor que os serviços oferecidos são: Musculação, Natação e Pilates. Pretendemos fazer um único anúncio para divulgar a academia. Quais palavras-chave seriam apropriadas a este anúncio?

Existem diversos critérios e recomendações para a escolha de palavras-chave para o anúncio, mas para simplificar, vamos escolher estas palavras-chave: “academia de musculação”, “aulas de natação”, “aulas de Pilates”. Por que não escolher as palavras “musculação”, “natação” e “Pilates” sozinha?

Imagine que uma pessoa esteja buscando informações sobre os benefícios da musculação. Se você escolheu a palavra “musculação” seu anúncio poderá ser exibido para essas pessoas.

Agora se você escolher a palavra-chave “academia de musculação”, o anúncio será exibido para pessoas que procuram pelo serviço, aumentando a possibilidade dessa pessoas clicar e garantindo que seu anúncio está atingindo o público de interesse.

Custo do clique no Google Adwords

Cada palavra-chave tem um custo diferente por clique: algumas têm concorrência maior e são mais caras, outras, menor concorrência e são mais baratas.

O preço de cada palavra-chave é definido com base em um leilão realizado pelo Google. Você pode definir qual o valor máximo que deseja pagar por um clique vindo da palavra-chave.

Mas, se este valor definido por você estiver abaixo do valor que outras empresas estão pagando por esta palavras-chave seu anúncio pode não ser exibido.

Veja o vídeo abaixo e descubra mais sobre como aparecer no Google através de anúncios:

Vale lembrar ainda alguns pontos importantes:

1 – Para anunciar no Google é necessário ter um site na internet. Quando as pessoas clicam no anúncio são direcionadas para uma página do site.

2 – Algumas palavras-chave são caras e dependendo do produto ou serviço que você vende, pode não valer a pena anunciar.

3 – O anúncio no Google não dispensa as técnicas de SEO (Otimização de Sites) que veremos abaixo.

Como aparecer no Google com Otimização de Página (SEO)

Acabamos de entender os fundamentos dos anúncios do Google. Ressaltamos que com os anúncios no Google os resultados são obtidos rapidamente, assim que publicamos um anúncio.

Por outro lado, com as técnicas de otimização de página os resultados são obtidos em médio e longo prazo. Porém, com uma vantagem interessante: páginas que estão otimizadas para os motores de busca geram tráfego (visitantes) em seu site sem ter que pagar por cada clique.

Vamos analisar agora alguns conceitos mais fundamentais para sua página ser encontrada pelo Google sem investir em anúncios.

O Google e outros motores de busca possuem um programa para rastrear os sites na internet. Esse programa recebe o nome de robô de busca.

Quando um usuário digita suas palavras de busca, o robô procurará as páginas na internet que contenham as palavras digitadas. Normalmente para cada palavra são apresentados vários sites que tratam do assunto.

Você já deve ter percebido que os primeiros resultados da pesquisa são os que tratam mais diretamente do assunto que está sendo procurado no Google. Isso ocorre porque os resultados da pesquisa são ordenados do mais relevante para o menos relevante.

Por que meu site não aparece no Google?

Muitas pessoas que têm site na internet nos perguntam porque o site não aparece nos resultados do Google quando fazem a pesquisa.

Alguns respostas são possíveis:

1 – O Google não conseguiu indexar o site e portanto não se encontra nos registros do Google;

2 – O Google não conseguiu associar as palavras digitadas na busca com o conteúdo do site;

3 – O Google mostra o site nos resultados de busca, mas não nas primeiras páginas;

É justamente para trabalhar estes três problemas que as técnicas de SEO são necessárias. A seguir falaremos um pouco sobre como procurar sanar estes três problemas.

Velocidade do site

O Google analisa a velocidade de respostas do servidor onde o seu site está hospedado e a velocidade de carregamento do seu site.

Por este motivo é importante hospedar o seu site em servidores qualificados e não sobrecarregar seu site com imagens, mídias e recursos muito “pesados”.

Arquivo Robots.txt

Este arquivo está presente nos sites. É neste arquivo que se informar aos motores de busca se uma página deve ser encontrada ou não na pesquisa. Erros neste arquivo podem ser cruciais!

Arquivo Sitemap.xml

É outro arquivo importante que informa a estrutura (o mapa) do seu site para o Google. É importante enviar este arquivo para o Google. Veja como enviar o Sitemap do seu site: https://support.google.com/sites/answer/100283?hl=pt-BR

Imagens

Não podem ser pesadas para não tornar a navegação lenta. Além disso, é indispensável utilizar o atributo de programação ALT para descrever a imagem para os mecanismos de busca. Sem este atributo o Google não entende do que se trata a imagem.

Como aparecer no Google

A imagem acima é resultado de uma pesquisa que fizemos sobre nossa página. Nela podemos acompanhar três elementos essenciais para o Google:

Título da página

Também conhecido como “TITLE”, é um código HTML para adicionar um título à página do site. Cada página precisa ter um título único.

Não se trata de escrever um texto na página com um título, mas sim especificar um atributo “TITLE”, pois é através dele que o Google começa a ler o conteúdo de uma página.

Um título deve conter no máximo 63 caracteres que devem especificar claramente do que se trata a sua página.

URL

É o endereço da página na internet. Perceba que a URL contém as mesmas palavras do título: este é outro elemento importante.

Note ainda que cada palavra da URL está separada por  ” – “, o que é mais recomendado, pois para o Google ” – ” são lidos como espaço. Deve-se sempre ter uma URL amigável, como está do exemplo.

DESCRIÇÃO DA PÁGINA

deve ser usada para explicar o título da página. Muitos sites na internet não tem descrição em suas páginas.

A descrição da página é fundamental convencer o usuário a acessar a sua página. Utilizar 160 caracteres para a descrição.Como aparecer no GoogleNesta imagem perceba o “Title” em vermelho e a “Descrição” em amarelo inseridas no código HTML.

Se você pretende criar o seu site, é necessário prestar atenção se estes elementos estão presentes e se são possíveis modificar. Se não, seu site não aparecerá nos resultados de busca.

Existem outros elementos importantes para Otimização de Páginas para os mecanismos de busca.

Mas, por hora, espero que tenha ajudado a entender o que se deve levar em consideração para fazer com que seu site apareça no Google.

Até a próxima!

Márcio Paes | marciopaes@satmarket-digital.com.br

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