Posted on Posted in Criação de Sites

Cadastrar Site no Google: Entenda como Funciona!

Muitas pessoas pesquisam mensalmente “como cadastrar site no Google“, “como colocar site no Google” e palavras relacionadas.

Neste artigo vou procurar ajudar, explicando como funciona isso. Acompanhe!

Cadastrar Site no Google

Colocar site no Google é tarefa do próprio Google!

Pode parecer estranho o que afirmei acima, já que o nome do artigo é “Cadastrar Site no Google”. Mas, é assim que funciona!

Não existe nenhuma opção para você cadastrar site no Google!

O que existe são procedimentos que devemos adotar na criação de sites para que o Google consiga entender o seu site, incluir em seu mecanismo de pesquisa e colocá-lo em determinada posição nos resultados de busca.

São estes os pontos que vamos ajudar você!

O termo utilizado é: “indexar site no Google” e não “cadastrar” ou “colocar site no Google”.

Para indexar site no Google: o que é necessário?

Primeiramente é importante falar um pouco sobre como funciona o processo de indexação de um site no Google.

Rastreamento

O Googlebot é um robô (programa) que vasculha todos os sites da internet para descobrir páginas com novos conteúdos. Este processo é conhecido como “rastreamento”.

Indexação

Depois é realizado o processamento dessas páginas, identificado o conteúdo de cada uma delas para criar um index (índice) com as informações encontradas. É neste momento que o Google passa a indexar as páginas de um site.

Publicação

O último passo é o Google publicar o conteúdo de um site!

Por hora esses esclarecimentos ajudam a entender o que é mais essenciais. Para quem quiser informações mais detalhadas pode acessar: como a pesquisa Google Funciona!

Você pôde perceber que não há como cadastrar site no Google! Mas, podemos ajudar o Google neste processo executado pelo Googlebot.

Indexar Site no Google

Otimização do seu site

Neste processo que acabei de expliquei acima o Google avalia uma série de fatores que devem estar presentes no site.

São características que permitem que o Google entenda qual é o conteúdo de cada página do seu site.

Se essas informações não estiverem presentes em seu site, o Googlebot não conseguirá identificar qual é o conteúdo de cada página do seu site.

Criar cada página do seu site seguindo as orientações do Google, chama-se Otimização de Site.

Assim sendo, para “cadastrar site no Google”, “indexar site no Google” “colocar site no Google” etc. É absolutamente essencial que cada página do seu site esteja otimizada.

No artigo que escrevi: “Como aparecer no Google“; você encontrará dicas indispensáveis e bastante completas para otimizar o seu próprio site. Caso deseje também pode conhecer o nosso serviço de “Otimização de Sites“.

 

Adicionar Google Analytics em seu site

Talvez você não saiba o que é o Google Analytics. Veja esta explicação abaixo:

“O Google Analytics não apenas permite a você avaliar vendas e conversões, mas também apresenta informações atualizadas sobre como os visitantes usam seu site, como chegaram até ele e o que você pode fazer para que retornem”.

É uma ferramenta essencial para analisar os acessos ao seu site, mas também é muito importante para que você possa concluir as tarefas necessárias que indicaremos mais abaixo.

Você pode se cadastrar no Analytics clicando neste link!

Siga os passos que o Google vai indicando para criar uma propriedade e uma vista de propriedade.

Após este processo será fornecido um código (conforme abaixo) que deverá ser inserido na seção <HEAD> do seu site. Esta parte é o cabeçalho do seu site.

Adicionar Site no Google

Em cada plataforma de criação de sites é diferente a inserção do código. Por isso, verifique o procedimento correto com o fornecedor da sua plataforma.

Google Search Console

O Google Search Console é o sistema em que você acompanha e administra diversos recursos fundamentais para adicionar site no Google.

Permite inclusive verificar páginas do seu site que não foram indexadas.

Acesse o seguinte link para fazer o cadastro: https://www.google.com/webmasters/tools/home?hl=pt-BR

Escolha a validação através do Google Analytics, que a esta altura já deve estar instalado em seu site.

Abaixo mostro a tela do Google Search Console e marquei no menu as duas opções que utilizaremos; “testar robots.txt” e “Sitemaps”.

Logo abaixo explico esses dois importantes temas:

Cadastrar Site no Google

Robots.txt

O Robots.txt é um arquivo que todo site deve ter!

É através dele que o Google identifica se uma página deve ser indexada ou não. Veja o nosso arquivo robots.txt: www.satmarket-digital.com.br/robots.txt

Este arquivo é gerado automaticamente. Você pode encontrá-lo no seguinte endereço do seu site: seusite.com.br/robots.txt

Utilize o Search Console (acima) para testar se o robots.txt não está bloqueando o rastreamento de nenhuma página do seu site.

Sitemap.xml

O Sitemap é o mapa do seu site!

É um arquivo onde consta a relação de páginas do seu site. Dê uma olhada em nosso Sitemap.xml

Se o seu site é em Wix, procure o Sitemap no seguinte endereço: seusite.com.br/sitemap.xlm

Importância do Sitemap

O Sitemap é muito importante para que o Google entenda melhor a estrutura do seu site.

Enviar para o Google este arquivo é de grande importância para que o seu site seja indexado mais rapidamente.

Como enviar para o Google?

No Search Console escolha a opção Sitemap, como indicado acima. Depois insira a URL do seu Sitemap.

O Google fará o processamento do seu arquivo e em poucos dias mostrará o status sobre a quantidade de páginas que foram indexadas.

 

Como saber se o seu site foi indexado?

Você pode verificar se o seu site está indexado digitando no Google: “site: www.meusite.com.br“.

Serão exibidas todas as páginas do seu site que já estão indexadas.

Você ainda pode utilizar o Search Console para identificar o status sobre a quantidade de páginas indexadas, conforme é mostrado abaixo:

Colocar Site no Google

  

Já vejo meu site no Google, e agora?

Quando um site é indexado, o Google coloca cada página em uma posição no resultado de pesquisa, para cada palavra-chave pesquisada pelos usuários.

Melhorar o posicionamento gera mais acesso de clientes ao seu site.

Mas, é um trabalho constatante, com tarefas específicas para alcançar posições melhores dentro das pesquisas relacionadas ao seu negócio.

Este tema já foge do assunto que nos propomos a discutir neste artigo. Voltaremos a abordar isso no futuro.

Por hora, procure produzir conteúdos relevantes sobre as características dos seus produtos, modo de utilizar etc. e publicar em seu site.

Isso pode ajudar a começar a construção de acessos ao seu site.

Espero que tenha gostado das dicas.

Márcio Paes

Consultor de Marketing Digital

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *